Ensino na rede pública

Como deve ser pensado o ensino e a didática para jovens em situação de vulnerabilidade social? Devemos nos preocupar em ensiná-los disciplinas técnicas somente? Será que não seria mais efetivo ensiná-los a ler e escrever bem, fazer contas básicas que os permitam gerenciar suas economias e possíveis negócios? Devemos capacitá-los a passar no vestibular somente? Ou podemos ensiná-los sobre autonomia e empreendedorismo?


São muitas as dúvidas que podemos colocar sobre o sistema de ensino brasileiro e talvez a mais importante seja: o nosso sistema de ensino público contribui para a promoção da igualdade social e econômica?


Com a intenção de obter uma resposta positiva para essa pergunta, pelo menos no Distrito Federal, que pensamos no nosso projeto Empreenda!. Acreditamos que é possível combater a desigualdade social através da educação inovadora e criativa. Com o Empreenda! alunos da rede pública serão capacitados a montar um negócio próprio e o gerenciar, tendo a chance de sair do ensino médio não apenas com um emprego mas com uma empresa júnior.


É claro que precisamos de muitas outras iniciativas para ajudar a juventude brasileira a construir um país melhor, mas cada vez que um projeto como este sai do papel estamos mais perto desse futuro. Também é importante pensar que um projeto social não deve ter a durabilidade limitada pela sua vigência, mas deve perdurar alterando a dinâmica do ambiente em que atuou. Com isso em mente, incluímos no Empreenda! a capacitação dos professores para que eles possam manter as oficinas de empreendedorismo desenvolvidas durante o projeto e assim dar continuidade à iniciativa.


Ficou curioso sobre nosso projeto? Mande um email para nós para saber mais informações!

ascetur@gmail.com


Jovens participam de uma oficina de Zines, onde aprendem a fazer publicações independentes, em que eles são os autores e editores de conteúdo.


#empreendedorismosocial #ascetur #educacaopublicadequalidade

0 visualização
CONTATO
ENTRE EM CONTATO
FAÇA UMA DOAÇÃO
SIGA-ME

Ana Sofia

(+55 61) 992679281

ascetur@gmail.com

Brasília - DF 


BRB
Agência: 204
Conta Corrente: 031874-1
CNPJ: 10.172.307/0001-23

ASCETUR ASSOC CULT ESP E TURISTICA

  • Youtube
  • Instagram2